Projeto tangarás/ Manakins project
Esta ave é um ótimo modelo de estudo, pois nos permite questionar e entender como, ao longo do tempo, a evolução moldou sistemas reprodutivos tão complexos e que hoje se traduzem em comportamentos inusitados, como uma dança. Em outras palavras, queremos entender a influência da seleção natural e sexual sobre esse comportamento. Para obter essas respostas, é necessário conhecer o sistema como ele é hoje, estudando, por exemplo, como essas exibições e o sucesso em cópulas variam entre os machos.
Macho de tangará. Possuem o corpo azul, asas e cabeça pretas e coroa vermelha.
Fêmea de tangará. Possuem plumagem esverdeada e são bem diferentes dos machos adultos.
Quatro machos de tangará (da esquerda para a direita) durante a dança enquanto uma fêmea assiste a exibição (no poleiro, à direita). Clique aqui para ver outro vídeo.
O LECO já produziu dois trabalhos que descrevem o repertório acústico e a dança desta espécie (você encontrará as publicações científicas na aba "publications", são elas: Schaedler et al. 2019 e Ribeiro et al. 2019). Em resumo, nesses trabalhos:
- Descrevemos os sinais sonoros e movimentos feitos pelos machos e pelas fêmeas durante a exibição em voo (ou, como chamamos, a "dança em roda").
- Fizemos registros inéditos de vocalizações e displays das fêmeas, sons mecânicos feitos pelos machos (que, provavelmente, são sons produzidos pela batida das asas).
- Descrevemos a sequência em que os movimentos são feitos pelos machos durante a dança em roda, indicando o quão estereotipada e consistente é a dança do tangará.
- Monitoramos vários grupos de machos e vimos que alguns deles são mais rápidos, fazem voos mais altos e chegam mais próximos às fêmeas durante a dança em roda. Acreditamos que essa diferença possa ser importante para as fêmeas quando decidem com qual macho irá para copular. Afinal, alguns machos podem ser mais atraentes que outros!
- Descobrimos que machos fazem uma sincronização de chamados para atraírem as fêmeas ao poleiro de exibição antes de realizarem a dança em roda, assim como outras espécies do gênero Chiroxiphia. Entretanto, a grande novidade do tangará em relação a suas espécies aparentadas é que mais de dois machos podem fazer essa sincronização, o que chamamos de "coro". Esses chamados são bem altos e fáceis de serem ouvidos de longe. Então, se você já viu um tangará em campo, deve tê-lo encontrado por estarem emitindo essas vocalizações!
Nosso trabalho ocorre durante as estações reprodutivas dos tangarás (geralmente, entre setembro e fevereiro) e nossa equipe trabalha na Área de Proteção Ambiental Mananciais da Serra (Piraquara, PR) e na Reserva Natural Salto Morato (Guaraqueçaba, PR). Para obter todas estas informações, gravamos as vocalizações e filmamos as danças de vários machos, atividades que ocorrem geralmente sempre nos mesmos locais.
Para que seja possível identificar os machos e fêmeas, nós os capturamos e os marcamos com anilhas plásticas coloridas. Cada ave recebe uma combinação de cores única que nos permite fazer o seu reconhecimento à distância com binóculo. Após as expedições de campo, todos os dados coletados são analisados em laboratório com a ajuda de vários estagiários do Curso de Ciências Biológicas da UFPR.
Montagem das redes de neblina para captura das aves.
Estrutura para coleta de dados das aves capturadas.
Macho de tangará com três anilhas coloridas e uma anilha numerada disponibilizada pelo CEMAVE/ICMbio.
Gravação da vocalização das aves.
Montagem da filmadora para gravação da dança.
O tangará e a complexidade de sua dança são ainda pouco conhecidos pela ciência e pela comunidade de forma geral. Infelizmente, ainda temos poucos trabalhos científicos que descrevam em detalhes as características dessa dança, assim como sobre as interações entre os machos e fêmeas. Estudos como estes são importantes para entender como esse tipo de dança surgiu e evoluiu nas aves. Além disso, nossos resultados nos permitirão produzir e divulgar conhecimentos essenciais para preservar essa ave que vive em um ambiente tão ameaçado quanto a Mata Atlântica.
Região de estudo nos Mananciais da Serra, Piraquara, PR (clique aqui).
Reportagens sobre nosso trabalho:
Equipe
Atualmente, contamos com dois projetos de doutorado e um de iniciação científica em andamento, mas vale ressaltar que vários outros estudantes e colaboradores já passaram pelo LECO e contribuíram muito para esta pesquisa.
Pedro Henrique L. Ribeiro
Doutorando UFPR
Larissa G. de Jesus
Graduanda UFJF
Rafael O. Fratoni
Doutorando UFPR
Estudantes antigos:
M.Sc. Laura Maria Schaedler
Ryu Takahashi
Jeanluca Vergopolan
Mayara S. de Miranda
Amanda Protski
Ana Beatriz Roscia Costa
Letícia Mara Ceolin Antqueves
Professores:
Dra. Lilian Manica UFPR
Dr. André Guaraldo UFPR
Dra. Regina Macedo UnB
Dra. Sabrina Araújo UFPR
Colaborações
Este projeto foi financiado pelos seguintes patrocinadores:
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTIC)
- Animal Behavior Society
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC)
- Fundação Araucária
- Doação de mais de 98 benfeitores listados abaixo que contribuíram para o financiamento coletivo "Desvendando a dança do tangará" do Projeto Benfeitoria. Muito obrigada!
Alexandre Henrique Lucchetti
Alysson Tinoco
Amanda Caroline Dudczak
Ana Elize Schott Lopes
Ana Luiza Schaedler Heim
André de Camargo Guaraldo
André Leister
Aryanne Amaral
Caio Rieping
Camila Buturi
Camila Carla Freitas
Carolina De Lima Adam
Claudia Trigo de Araujo
Conceição Luz
Daniel Esser
Danielle Palhares
David Feeney
Debora Goedert
Diogo Augusto Ribeiro
Eliane Luzia Schaedler Bastos
Ellen Kapp
Fatima Luz Schaedler
Felipe Gomes
Fernando José Ferneda Freitas
Francisco Bulhões
Francisco Grotta Neto
Gabriel De La Torre
Gabriel Nugoli Costa
Gabriela Pelissari Machado
Geisy Kelen Plodowski
Henrique Lima
Herbert Schubart
Jéssica Cocco
Jessica Ribeiro
João Victor Zauith Depauli
Joel Pinheiro
Jose Alexandre Cavalcanti de Souza
Joy Teixeira
Julia Buschmann
Laura Maria Schaedler
Leda Lusia T Manica
Lenira Ferneda
Leticia Antqueves
Lia Luz
Lilian Tonelli Manica
Lucia Schaedler
Luciana Vieira de Paiva
Luiz Henrique Varzinczak
Luiz Paulo de Souza Pinto
Luiz Wanderlei Ferreira
Marcelo Burigo Guimarães Rubio
Marcia Silva
Marco Antonio Manica
Marcus Cianciaruso
Mariana Barros
Marina Lima Carvalho Branco
Mario Filho
Mario Ribeiro
Mauro Angelo
Mauro Manica
Mayer Levy
Murilo Marochi
Nadia Ghem
Nadinni Oliveira
Natalia Allenspach
Natália Pedralli Bertolla
Nina Freitas
Noemia Figueiredo Lima
Paulo Henrique Sousa de Carvalho
Paulo Roberto Penachio
Pedro de Moraes
Pedro Diniz
Pedro Henrique Lima Ribeiro
Pedro Lucas
Priscilla Gomes
R'aissa Mikaela
Rafael Cristiam Araújo Ribeiro
Raul Buchi
Regina Helena Ferraz Macedo
Renata Alquezar
Renata Del Vecchio Gessullo
Renattho Nitz Oliveira
Rhaysa Witkowsky Sampaio
Ricardo Mucury Filho
Roberto Ricart
Rogério de Castro D. e Silva
Rui Wagner Ribeiro Sedor
Samuel Schwaida
Sandra Mara Ceolin Cordeiro
Shazeeda Ameerally
Shirley Guimarães
Sônia e Hilário Schaedler
Sonia Maria Ceolin
Téo Benjamin
Thiago Filadelfo
Viviane Teixeira
Yvone Dimanche